domingo, 6 de janeiro de 2013

Meditação


Perguntaram a Osho:

 

"Como podemos evoluir a partir da colectividade, das nações, sem cairmos na barbárie dos egos singulares a lutarem uns contra os outros?"

 

Osho:

" Toda a questão está centrada numa coisa - estou a lembrar-me de uma parábola:

 

- Um grande mestre estava sentado à beira-mar, na praia, e um homem que andava à procura da Verdade foi ter com ele, tocou nos seus pés e perguntou:

- Se não te estou a incomodar, gostava de fazer alguma coisa que tu me sugerisses, que me pudesse ajudar a encontrar a Verdade.

O mestre fechou simplesme os olhos e continuou em silêncio.

O homem abanou a cabeça e disse para si mesmo: "Este homem parece maluco. Eu faço-lhe uma pergunta e ele fecha os olhos".

Abanou-o e voltou a questioná-lo:

- Então o que dizes à minha pergunta?

O mestre disse:

- Eu já respondi. Senta-te simplesmente em silêncio... não faças nada, que a erva cresce sózinha. Não precisas de te preocupar com isso - tudo vai acontecer. Senta-te simplesmente em silêncio, aprecia o silêncio.

- Podes dar um nome a isso? As pessoas vão perguntar-me o que é que eu estou a fazer.

Então o mestre escreveu na areia com o dedo:  Meditação.

- Isso é uma resposta muito curta. Dá-me uma mais elaborada.

O mestre escreveu em letras grandes: MEDITAÇÂO.

E o homem exclamou:

- Mas isso são simplesmente letras grandes. Tu escreveste a mesma coisa.

- Se eu disser mais do que isto, estará errado - explicou o velho mestre. Se queres entender isto, faz simplesmente o que eu disse, que já vais perceber."

 

Osho:

Cada indivíduo precisa meditar, tem de se tornar um vigilante silencioso, para que se possa descobrir a si mesmo.

E esta descoberta irá mudar tudo à sua volta. E se nós pudermos mudar muita gente através da meditação, nós podemos criar um novo mundo.

Muitas pessoas têm esperado durante séculos por um mundo novo, mas não têm ideia de como o criar. Estou a dar-vos a ciência exacta para o fazerem.

Meditação é o nome dessa ciência.

 

Do livro:Liberdade

 

 

Sem comentários: