sexta-feira, 27 de setembro de 2013

                       PACIÊNCIA  
                                                                                
Sem dares por isso, venho-te falando há algum tempo da paciência dizendo-te que ela é amor. Com efeito, é assim. Suporta as contrariedades. Nunca te exaltes ou aborreças, pois nada te adiantaria essa atitude. 
A paciência é grande virtude. Feliz do que a sabe usar. Como podes amar teus semelhantes se não usares a paciência para com eles? Quem sofre pacientemente suas dores e suporta as alheias, está no caminho do bem. Só a paciência pode resolver os mais difíceis problemas. Sabes porquê? Porque enquanto esperas, as coisas vão-se modificando, vais conquistando tempo e oportunidade. O Mestre foi manso e humilde. Segui-lhe o exemplo.
Paciência é caridade. Com ela suporta-se melhor a vida. Sem ela tudo é mais difícil. O contrário da paciência é a colera. Esta, tu já sabes, pode tirar a vida, apressa o envelhecimento. O homem encolerizado assemelha-se a um irracional. Cólera é demência, mesmo passageira. Regra geral, é motivada pelo orgulho. Que ridículo é o homem ecolerizado e como é agradável encontrar o paciente! O primeiro, faz perder o respeito; o segundo atraí-o.
Se tens o defeito da impaciência, corrige-te quanto antes para que a paz verdadeira entre dentro de ti. Não basta aconselhar a paciência aos outros, é preciso dar o exemplo.
Ama pacientemente, corajosamente, com sinceridade. Ama pensando que estás orando, elevando tua mente ao Senhor. Nunca te exaltes, porque matas o verdadeiro amor! A paciência é virtude que se conquista através de inúmeras existências, com muito trabalho. Os desajustes emocionais provocados pela irritação e impaciência cultivam constantemente a queixa, a lamentação e a doença.
A impaçiência, insegurança, conflito interno, frustação, cólera, apreensão, etc., são estados negativos da alma com reflexos no físico.     
                                                                                                                                                                                  Maria da Conceição Nobre


    

Sem comentários: