sábado, 21 de setembro de 2013

Inteligência


                                                       

  O homem é um animal inteligente. Porém costuma fazer mau uso dessa inteligência. Daí a sua infelicidade. Nenhum ser estúpido é capaz de amar. Amor é inteligência, perspicácia e ousadia de sentimentos. Por vezes diz-se que a inteligência mal aproveitada ou levianamente explorada leva á loucura. Toda a inteligência é produto do raciocínio e vice-versa. È a invidualidade interna de cada um, uma espécie de aguçamento intelectual-mental. Só pela inteligência tu poderás revelar-te e realizar-te. 
     Hoje fala-se muito em paranormais, excepcionais etc. Só os inteligentes são paranormais. Fogem à craveira normal, vulgar. Por isso a muitos custa compreendê-los. Sua imaginação é fértil em pormenores que nos passam despercebidos. Isto acontece com os inventores, por exemplo. Eles vêem mais longe e desejam ir mais além. Alguns pretendem reformar o Mundo e poderiam fazé-lo se o resto da humanidade não fosse tão estúpida a ponto de os desacreditar e maltratar. Eles possuem um saber interno, escondido e conhecem novas técnicas progressivas. Fazem experiências e encontram maravilhas. É por eles, pelos inteligentes, que chegaram até nós as mais famosas doutrinas, ciências e artes. Os filósofos foram homens inteligentes.
     Sim, o amor é inteligente. Se um homem não é capaz de amar é porque não tem inteligência. Tu nunca ouviste dizer que o amor faz milagres? Pois faz. Os milagres do amor são rasgos  de  inteligência aliados à humildade e bondade. Deus é a inteligência suprema. Por isso ninguém nos pode amar como Ele.
     Põe a tua inteligência em acção. Faz qualquer coisa de grande, de construtivo, de bom. Para que a queres? Raciocina, age ponderadamente e com calma. Ajuda com a tua inteligência a resolver tantos problemas sociais que necessitam de orientação.
    Porém, fá-lo com humildade. Nunca apregoes a tua inteligência nem a uses para rebaixar os outros. Ama com inteligência.

                                                                                                                    Maria da Conceição Nobre
      

Sem comentários: