segunda-feira, 29 de julho de 2013

(O Que é a cura cósmica? - continuação)

Calar e observar

 Devemos aproximar-nos da cura cósmica com humildade, como quem se aproxima de algo omnipotente e omnipresente. Essa humildade é um estado interno de silêncio, de imparcialidade diante do que desconhecemos; não é submissão. Depois, para continuar-mos abertos à cura, temos de aprender a calar e observar.
  Calar significa não criar expectativas, não cobrar respostas do nosso eu superior, não desgastar o estado alcançado depois de nos entregarmos a ele. Não é necessário fazer conjecturas, planos ou programas após essa entrega. Se já nos oferecemos, não precisamos voltar ao assunto, nem mesmo em pensamento. O nosso eu superior já nos escutou. na verdade, já sabia das nossas necessidades antes de a ele nos dirigirmos. Ele nos conhece antes mesmo de sermos criados; então, só temos de nos abrir e calar. 
  Observar, por sua vez, é uma atitude diversa da habitual. De modo geral, quando olhamos em torno, queremos tirar proveito, queremos controlar o ambiente para fazer com que se amolde ao que desejamos, ou colocamos em movimento a nossa capacidade de critica e de julgamento. Observar, no sentido que a cura requer, é estarmos atentos às circunstâncias da própria vida para perceber o que o eu superior quer de nós, mas mantendo-nos calados, ou seja, sem fazer comentário algum a respeito, nem mesmo comentário mental. Em muitos casos, fazer a vontade do eu superior requer mudanças em nossa forma de ser. Observar, nesse sentido, é estarmos atentos para perceber o que devemos mudar, já que, e há enfermidade, é porque não estamos praticando aquilo para que fomos criados.
     Nenhum curador pode resolver nosso problema se não nos transformarmos. Para sermos curados, precisamos estar prontos a deixar de ser como temos sido, porque esse estado foi o que nos levou à enfermidade. E a doença só será removida quando mudarmos.
  A nova atitude assumida por nós é o que mais conta na verdadeira cura, a cura cósmica. Todo o resto vem do imponderável, do que escapa totalmente ao controle humano. Daí seu inestimável valor, pois a cura vem do profundo ser, onde existem perfeição e saúde; vem do nosso próprio inconsciente. 
  Na cura cósmica, o silêncio e a fé são os instrumentos de quem se abre à cura,e a impessoalidade e a pureza são os instrumentos do curador. 

 "A Cura cósmica" Síntese de palestra de Trigueirinho, IRDIN


Sem comentários: