quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

EFEITOS COLATERAIS DO SAMSARA


A vida mundana

Qual é a qualidade da nossa vida hoje em dia? Muitas pessoas sofrem pela pobreza e pela fome, outras pessoas são mentalmente infelizes, sofrem de distúrbios tais como depressão, ansiedade, medo e pânico.

O litígio entre as pessoas, os conflitos entre amigos ou entre os membros de uma família, entre aldeias, entre nações, os problemas sociais e religiosos, os coflitos políticos; parece que existe muito mais sofrimento e conflito do que felicidade e harmonia no mundo.

Samsara significa roda da vida, isto é, a nossa vida mundana, o conflito e a dor nunca mais acabam, porque não estamos conscientes da causa do sofrimento e da dor.

Em tibetano, samsara traduz-se com JIG rTEN KHOR BA, que significa rota da impermanência, A existência dos efeitos colaterais depende dos problemas, conflitos e aflições que existem na vida. Sem uma atitude espiritual positiva podemos resolver apenas algumas das dificuldades quotidianas. Existem dois pontos importantes a considerar a este propósito, o primeiro é compreender qie a atitude mental tem efeitos imediatos sobre a vida. 
O segundo ponto, é assimilar o conceito budista do karma e do ciclo das reencarnações.
 Enquanto não formos completamente iluminados, não podemos ser livres e continuarmos a reencarnar, experimentando formas de samsara diversas, mas, semelhantes sob o aspecto dos efeitos colaterais. O caminho espiritual permite intervir, directamente, sobre estes dois aspectos e , além de obter a completa iluminação, permite que nos tornemos uma preciosa ajuda para todos os seres.

Como meditar: dedicar de cinco a dez minutos para reflectir sobre estes pontos todos os dias, em qualquer momento, enquanto caminha, estando sentado ou deitado na cama.


Sem comentários: