domingo, 13 de outubro de 2013

Equilíbrio



  Que seria dos Mundos vários se não fosse o equilíbrio?
Cairiam. O equilíbrio é o ajuste de todas as coisas, a força que mantém essas coisas no lugar. O homem equilibrado ajusta a vida material à espiritual. Este equilíbrio só é possível pelo Conhecimento já adquirido e pelo esforço de o pôr em prática. Todos os sentimentos devem ser equilibrados para serem úteis.O sentimento de amor apenas é capaz quando há desinteresse pelo grosseiro materialismo e a alma atravessa a barreira do diferente, do escolhido, do sentimento nobre.
A ilusão das grandezas terrenas, do ouro, do poder e fama, conduzem para o abismo, desiquilibram o homem. Mas quando ele alia a força material à espiritual, há o equilíbrio, a paz real. Nada pode impedir a caminhada.
Procura a riqueza na prática das virtudes e da caridade, começando por ti mesmo, pela meditação e compreensão, cuidando do corpo e da alma ao mesmo tempo. Estas virtudes ninguém as pode cobiçar, são tuas, só tuas. Dar-te-ão a fama depois. Mas pratica-as como quem cumpre um dever e nunca pelo interesse da recompensa futura.
Tenta também equilibrar a saúde do corpo com a vida material. Não trabalhes desnecessáriamente, porque isso é egoismo. Se adoeceres a culpa é só tua. Olha a natureza. Como tudo está equilibrado nela. Períodos de chuva e calor, dia e noite sementeiras ajustadas ás estações, tudo enfim.
Deus é equilíbrio perfeito.
                                                                         
                                                                                                      Maria da Conceição Nobre


Sem comentários: