terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

E ainda o Concerto de Violino

Ao Portal de Luz

Boa noite

Não tive oportunidade de vir ao computador antes, mas não ficava sossegada comigo mesma se não escrevesse estas palavras de gratidão pelo grandioso momento musical com que o Portal de Luz nos presenteou na passada sexta- feira. Antes de mais, obrigado aos três jovens que tornaram esta experiência possível e desfrutável. Não percepcionei apenas estudo e técnica, embora ambos estivessem presentes, irrepreensíveis, nesta actuação, mas senti profundamente a Alma destes jovens, ouvi o som das suas Almas edificando o meu ser e, concerteza, o de todos os presentes. A sua música exibiu não apenas o conhecimento das notas , das partituras, mas a vida dos sentimentos, que a linguagem das palavras não traduz directa e fielmente. A vibração da música actua sem precisar que a razão intervenha.
Por momentos ( os da duração do concerto), a sua música teve a propriedade de causar em mim a impressão de uma realidade 'mais real', com relevo, cor, luz , mais vida, aguçando os meus sentidos. Como tão bem traduziu o filósofo Santiago Kovadloff " "(...) no acto da escuta experimentamos uma vida mais viva, mais oxigenada, mais fluente."
Eu calei os meus cansaços, os meus conflitos e fui transportada para uma dimensão do ser onde a paz , a beleza, a profundidade me invadiram, restabelecendo a unidade com o Cosmos e com a ordem nele subjacente.
Gratidão e reverência a estes jovens. Que continuem, que voltem. Que, através da sua música, facilitem a existência nas nossas vidas, de um entusiasmo que nos permita olhar para mais longe e para mais alto do que o quotidiano.
Gratidão, também, pela propensão para a partilha, que não sendo de cariz economicista, mas de talentos postos ao serviço dos outros, revela, na vossa idade, a personificação do ideal da boa vontade, do sentido da solidariedade, da contribuição individual para o bem comum.


Até breve

Ana Maria Miranda

Sem comentários: