segunda-feira, 26 de novembro de 2012

As Funções do Cérebro e os dois Hemisférios


As Funções do Cérebro e os dois Hemisférios

 
 
“Os nossos dois hemisférios cerebrais cumprem funções distintas e complementares.

O hemisfério direito, desenvolve a aspiração espiritual, a devoção, a fé, a contemplação e a criatividade artística.

O hemisfério esquerdo, desenvolve a elaboração mental, a capacidade de organização, a razão e a inteligência, mas também, curiosamente, como fruto das minhas experiências espirituais, descobri que é o lado que contém as células com a «memória» de Deus (é no núcleo das células que se encontra o ADN; o código genético – o ADN encerra o segredo da própria vida). Isto é, as células de certas áreas específicas do cérebro humano estão impregnadas de caracteres, e dentre elas, há as que estão «cunhadas» com a «lembrança de Deus». De facto, encontrando-se o lado esquerdo ligado à razão, ao consciente, ao racional, é lógico que contenha essa impregnação, pois um dia, quando o Ser se lembrar de Deus, ela constituirá uma certeza, baseada numa razão inteligente, onde a dúvida não entrará, visto apresentar-se tão evidente, tão racional que será uma realidade a Existência de Deus. Se estivesse do lado direito, apenas seria uma intuição. Ora, com o lado mais racional do cérebro, o hemisfério esquerdo, apresentar-se-á logicamente como real.

Todo o Ser humano nasce com o cérebro impregnado de certos caracteres elementares, mas também específicos; torna-se, porém, evidente que essa Memória de Deus só é possível obter conscientemente, quando se fez já certa evolução espiritual, pela purificação de pensamentos, emoções e acções. Quanto mais evoluído, maior é a absorção dessa Memória (Presença de Deus) e como ela nos mostra a nossa filiação divina. Constitui um ciclo, o caminho evolutivo espiritual, onde, numa inter-acção cada vez maior com o Espírito (o Eu Superior), se faz a limpeza e purificação da mente, que permite a esta área do cérebro desenvolver-se para se recordar de Deus. Quanto mais ligados no Eu Superior, mais união com Deus.

Um cérebro humano apresenta uma consciência rudimentar da própria matéria cerebral, mas a Consciência de si mesmo vem através do Espírito. Desta forma, a Consciência está ligada ao cérebro ou à mente, através da glândula pineal. Existem no cérebro célula «luminosas» e áreas «silenciosas» que são estimuladas pelos aminoácidos, que se produzem na pineal e vão beneficiar essas áreas.

Uma forma de activar essas células é a Meditação, porque é no silêncio que se produz mais melatonina; e sendo um acréscimo de fluído, vai ser usado para áreas que nunca o receberam, na medida que raramente o ser humano produz o necessário para seu próprio uso diário. Assim se diz que não usamos cinquenta por cento das nossas capacidades cerebrais ou mentais.

Já Descartes era dualista. Tinha a ideia que os estados mentais e o cérebro eram coisas diferentes. O cérebro, tal como o corpo, é uma coisa física; tem extensão, porção e massa, e o Espírito, não. Disse que havia uma substância muito pura, muito subtil, que interagia com a substância física. Para ele, as transacções entre matéria e Espírito passam pela glândula pineal. Hoje, a ciência já dá importância a este órgão!

O desenvolvimento do cérebro depende das condições físicas, ao formar-se quando embrião, ao nascer e na educação de infância, onde certos estímulos, como os culturais, sociais e religiosos, ajudam a desenvolver certas áreas; e quando o cérebro tem um bom equilíbrio, a alma pode usar com mais precisão o seu veículo. Na realidade, o cérebro em si, em potência, é uma entidade pensante viva, ou seja, é uma máquina pronta a funcionar, mas dependendo do Espírito, mesmo que este influencie ainda pouco. Quando influencia pouco, é por causa de escassa evolução espiritual; nesse caso, o Ser vive ainda de forma básica e rudimentar nas suas capacidades de inteligência e Consciência. Há certas células que estão no cérebro e não são estimuladas a não ser quando se atinge determinada maturidade (evolução espiritual). Também se se sofre, por exemplo, uma lesão cerebral, a comunicação entre Mente e Espírito, pode ficar interrompida ou deficiente.

Assim, podemos concluir que os mecanismos do cérebro estão ao serviço do Espírito, e quanto mais perfeito ou capaz, mais Iluminação.”
 
 
Maria Ferreira da Silva

Sem comentários: