quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cantos D´Alma

Transmutação


Transmutação significa mudança, a arte de transformar algo em outra forma ou substância, transformação.

Para a alquimia, transmutação é a conversão de um elemento químico em outro elemento químico. O principal objectivo dos alquimistas é a transmutação de metais inferiores em ouro. Este conceito é também aplicado com características próprias na genética e na física nuclear. A transmutação ocorre na natureza, espontaneamente, quando certos elementos químicos e isótopos possuem núcleos instáveis. Em tais elementos, se produzem fenómenos de fusão nuclear, que se transformam em novos elementos de números atómicos inferiores, até que os seus núcleos se tornem estáveis (geralmente adquirindo a estabilidade do chumbo)

Os egípcios acreditavam que a inteligência do universo é expressa em cada parte do todo. O que conhecemos por átomo é a representação de uma parte desta verdade, acredito que exista uma inteligência consciente, existencial, que mantém a existência, e se transforma com o tempo. Através de nossa consciência e nossa capacidade de entendimento, percebemos a ilusão da matéria e a capacidade em transformá-la. Para os egípcios: “A mente (tão bem como os metais e os elementos) pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição, de pólo em pólo, de vibração em vibração. A verdadeira transmutação hermética é uma arte mental.”

Para nós, a arte da transmutação mental é pura alquimia. O primeiro passo que devemos dar em direcção a esse processo alquímico é a conscientização daquilo que nos faz bem e daquilo que nos faz mal, ou seja, quais as emoções e comportamentos que praticamos diariamente que nos são positivos.

Nesta caminhada nossos passos devem ser conscientes e firmes, ainda que lentos, pois o verdadeiro aprendizado tem o nosso ritmo, que deve ser respeitado para transmutarmos tudo o que não nos pertence. Todos nós desejamos a felicidade, e devemos procurar aquilo que nos faz felizes. Na lei da causalidade, ou seja, se por acaso, existe algo que se repete e que resulta em infelicidade em minha vida, devo observar e trazer à consciência a causa, o que provoca esse sentimento ou comportamento e simplesmente eliminá-lo. E analogamente, se existe algo positivo que quero construir em minha vida, devo focar e construir conscientemente as causas que resultem naquilo que tenho como objectivo.

A verdadeira alquimia, portanto, trabalha no sentido de transmutar as baixas tendências do homem inferior nas qualidades de homem superior, isto é, combater os vícios e desenvolver as virtudes. Se o Universo é mental, a transmutação mental pode ser vista como a arte de transformar condicionamentos criados também no plano individual, já que o TODO é mente, e que habitamos na mente de Deus, como seres individuais. Podemos transmutar com muito trabalho, auto percepção e consciência, condições ou estados mentais que nos são prejudiciais. O princípio do mentalismo é o Princípio Básico de todo estudo da filosofia hermética e da Arte Hermética da transmutação mental. Mas ainda temos muito o que aprender sobre esse princípio.

Infelizmente o ser humano possui a capacidade de se adaptar a tudo, inclusive as coisas que são opostas aos seus sonhos, e quando menos se espera, a vida está tão ruim, que ele acaba acreditando que a felicidade não existe. Buscamos então, nos realizar parcialmente, em algum aspecto de nossa vida, abafando outros, que procuramos acreditar que não merecemos ou não precisamos, mas que se transformam em frustrações e recalques, e com o tempo, doenças.

Muitas vezes nos sentimos vítimas, sem perceber que vivemos nossas escolhas, ainda que, muitas vezes, escolhemos inconscientemente, mas essas escolhas não deixam de ser nossas, ou por conformismo, ou por medos e traumas, ou por conceitos enraizados, baseados em crenças e preconceitos adquiridos ao longo da vida. Não é fácil romper com velhas estruturas, mas é a melhor escolha para transmutarmos nossos aspectos negativos e evoluirmos. É preciso coragem para reflectir e rever o que é necessário em nós mesmos, é preciso transmutar para caminhar em direcção à felicidade.

É preciso coragem para abandonar aquilo que já não nos serve mais encarando uma busca por novos conceitos e ideais de vida. É preciso transmutar, ou seja, morrer para renascer muito melhor! A escolha de buscar a sua própria verdade e entrar em contacto consigo mesmo, aprendendo a se conhecer, sempre e muito, é uma tarefa árdua e dolorosa, mas extremamente gratificante, porque evoluímos, renascemos muito mais fortes e felizes!

É preciso resi-gnificar tudo o que aprendemos, analisando o que realmente é nosso, e o que é dos outros, e em algum momento de nossas vidas, aceitamos, sem realmente ter algo haver connosco. É encontrar a nossa própria essência. Enfim, renascer, evoluir, transmutar, sem medos e aprendendo a ser flexível em todas as situações que a vida nos apresenta sabiamente, visando nosso crescimento, nosso aprendizado, nossa evolução.

A chave para determos o poder sobre a nossa própria vida é transmutar, através do auto-conhecimento e de mudanças interiores profundas e constantes, nos revendo e nos analisando, até nos apropriarmos de nosso poder integral e evoluirmos.

Nada na vida é o fim de tudo, tudo se transforma. Em todo final de situação, encontra-se a possibilidade de um novo recomeço e a mudança é uma constante, gostemos ou não. Melhor então, escolhermos como mudar, desenvolvendo a aptidão para agirmos com flexibilidade nos momentos de revés. Transmutar é isto, escolhermos de forma consciente o que precisamos aprimorar em nós mesmos. É assumirmos de forma integral, o poder sobre nossas vidas, visando nosso desenvolvimento pessoal e inter-pessoal, expandindo nossa consciência e nosso auto-conhecimento.

É preciso entrar em contacto com o que realmente somos e o que temos dentro de nós, ou seja, nossas potencialidades, nossas qualidades, nossas virtudes, assim como nossos defeitos, vícios, nossas dificuldades, enfim com o que temos de luz e de sombra, transmutando o que não gostamos em nós mesmos, o que não queremos mais, para renascermos das cinzas como a Fénix! O resultado é um ser humano mais seguro e feliz. Num primeiro momento, parece uma escolha difícil, um caminho árduo, mas como tudo em nossa vida, do o que é novo nos assusta, e depois percebemos que não era tão complicado, quanto imaginamos. A primeira grande e importante decisão é aceitarmos que somos falíveis, assim como todos os outros seres humanos existentes no planeta, e o que fará a diferença, é o como agimos diante das situações da vida, dos relacionamentos conflituosos, revelando maturidade para transmutar ou imaturidade para se sentir uma vítima, sem nenhum poder de transformação, Qual a sua escolha?

O sentido da missão é que todos aqueles que procurem, encontrem o próprio caminho e possam evoluir através dele, transmutando sempre, e jamais fiquem dependentes das opiniões e das energias alheias, e sim, que assumam a própria responsabilidade sobre a sua própria vida!

Fonte - www.transmutando.com

sábado, 23 de junho de 2012

Assistencialidade




“Na vida, a perfeição é atingida, não quando nada mais existe para acrescentar, mas, quando não há mais nada para retirar”
Saint Exupéry


O conceito da assistencialidade é por demais conhecido e aplicado em alguns meios filosóficos e espiritualistas.

A assistencialidade despojada, desprovida de qualquer interesse consciente, ou subliminar, é a essência mais pura duma fraternidade ampliada à sua máxima expressão.

Ouvimos com frequência a denominação “ Trabalhadores da Luz”, ao que preferimos chamar “Portadores da Luz”.

Todo Ser Humano é um Portador da Luz, no entanto, poucos são ainda os que fazem uso d`Ela.

“Muitos são os chamados, poucos os escolhidos” disse o Nazareno

Mas esta escolha é individual, somos, cada um por si, que optamos por fazer uso, ou não, da nossa Luz.

A necessidade de doação, é um apelo silencioso de toda Alma, que advém da procura primordial, da ansiada, ainda que inconsciente, fusão com o Todo.

Dentre as inúmeras formas em que se pode prestar assistencialidade a outro ser, uma existe, que como suave luva se adapta á nossa mão.

Estágio de vida, idade, condição social, nada é óbice à doação de amor incondicional em qualquer forma de assistencialidade.

Assim mesmo, e para concretizarmos essa faceta da nossa missão, nada precisamos acrescentar à nossa vida. O que precisamos é retirar, suprimir, todos os escolhos que nos impedem de ver, e usar, a Luz da qual somos portadores:

O Ego – pela necessidade de reconhecimento ou retribuição

O Julgamento – pela limitada e cega avaliação de quem merece, ou não merece


O Orgulho – de nos considerarmos inferiores, ou incapazes

O Medo – da crítica e do parecer social à nossa acção e viver

O Ressentimento – em que por desentendimentos pessoais se afastam os visados

A Mágoa – em que por sentimentos e emoções em desarmonia, se atinge os envolvidos

Queridos Amigos, o tempo é pouco e a seara é grande!

Está na hora…de retirar as vendas dos nossos olhos, os cadeados do coração!

Não devemos estar à espera do “ algo” que venha enriquecer a nossa vida, ou acrescentar supostas condições.

A riqueza, aquela que se requer e precisa, essa está em nós, somos nós, é um coração pleno de gratidão.

E que pela alquimia do amor se transforma no Farol que faz parte da nossa matriz.

Portadores da Luz, o tempo é chegado.


“Vive de tal forma que deixes pegadas luminosas no caminho percorrido, como estrelas apontando o rumo da felicidade, e não deixes ninguém afastar-se de ti sem que leve um traço de bondade, ou um sinal de paz da tua vida”

Joanna de Ângelis

Este texto faz parte do livro “Ponte de Palavras”

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Convite

Consciência Consciente

"Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos, como sinais para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável: Alêm do pão, o trabalho e a ação. E, quando tudo mais faltasse, para você eu deixaria, se pudesse, um segredo. O de buscar no interior de si mesmo a resposta para encontrar a saída."
Mahatma Ghandi

terça-feira, 19 de junho de 2012

A Nova Aliança






É chegado o tempo de uma Nova Aliança!

A oportunidade é constante, e para todos, porque esta aliança não depende de ninguém alem de nós próprios.

Em tempos de profundas mudanças chegam os dias da realização de todas as intenções. Para que elas aconteçam, três são as condições necessárias à sua concretização:



- Auto-conhecimento ( só pelo aprimoramento e reconhecimento das nossas razões e motivações poderemos reproduzir as intenções da Alma)

- Pureza de intenção ( toda intenção deve ser gerada na veracidade interior e mantida pela ausência de qualquer interesse subjectivo ou subliminar)

- Que esta seja útil para a nossa missão de vida ( merecimento, fruto do trabalho realizado ou em realização)



Tal como uma aliança, o círculo vai crescendo, não estamos fora, nem dentro dele, nós somos o Círculo,  em constante evolução.

A total simplicidade destes preceitos, é apenas igualada pelo esquecimento dos mesmos.

Uma das funções fundamentais das consciências encarnadas é sermos estafetas, aqueles que passam o testemunho.

E o testemunho mais não é que todas as emissões que fazemos, no decorrer de cada dia. Acções, pensamentos, palavras, ou a falta delas, emoções positivas ou negativas, sentimentos e opções.



Ponto de reflexão: quantas destas emissões energéticas são conscientes? Quantas são ditadas pela pura intenção da nossa superação, e mais ainda, para a elevação do outro…



Numa época onde a procura de caminhos espirituais é tema recorrente, matéria de atenção publicitária, profissão, régua de aferição de um status de “iluminados”, impõe-se a atenção redobrada.

Porque esta é também a época de Kali Yuga, a grande mistificação, o reino, onde o Ego é, ainda, rei.

Por vezes, as nossas necessidades de compensação psíco /emocionais levam-nos a incutir nos outros emoções desarmoniosas, a provocar o recrudescimento das suas facetas lunares.

Temos como (maus) exemplos: as intrigas – os falatórios – a depreciação do trabalho dos outros – a mentira – a raiva – a inveja – a ambição - estes exemplos são regra comum nos locais de trabalho, entre amigos, e até nas famílias, onde sob a desculpa de que é com “ boa intenção” colocam-se pessoas contra pessoas, ao encontro do velho lema, “dividir para reinar”.

Outro desses exemplos é o ciúme, tantas vezes fomentado para estimular a virilidade masculina ou a vaidade feminina. Apoiados na sensibilidade ou sentimentos dos outros faz-se disso, grades de limitação consciencial.



“ É porque tinha que ser”, é um dos argumentos mais utilizados actualmente e que de tão polivalente, cabe lá tudo…usado por muitos, e nas mais variadas situações, a tudo desculpa, a tudo iliba…como é apanágio do ser humano, adaptam-se as grandes verdades ao domínio do ego.

Meus queridos, na nossa missão de ligação com os outros, podemos ser uma ponte, ou podemos ser um pântano, (por um ou por outro se passa) essa é a nossa escolha, e a nós retornará.

Não é pelos grandes feitos que ano atrás ano aguardamos, que nos vamos revelar…

Essa revelação já está impressa, no rolo fotográfico que é o nosso dia-a-dia, em que frame a frame, somos os realizadores do filme que é a vida de cada um de nós.

Todos temos, e na medida exacta, os meios necessários para esta magnifica e divina produção, a concretização da Nova Aliança do eu com o EU.





A.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Maria Magdalena...Toques na Alma...


Não podia deixar de partilhar convosco esta delicia…reparem na letra e na doçura quando é cantada…

Esta é também a minha homenagem a  Sri Swami Vishwananda, cuja benção e troca de olhares jamais poderei esquecer.

Desconheço o nome de quem canta, mas…bem-haja

Grata Rui…pela descoberta

Alimentação Equilibrada







Temos o prazer de convidar para o evento
“Alimentação Equilibrada” por Alicia Kon.

A Alicia tem vasta experiência na matéria, está ligada aquele que é provavelmente o mais antigo restaurante vegetariano do Porto que é o Suribachi, além de periodicamente dar formação referente ao tema da alimentação saudável. Será no próximo sábado às 16h.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A Consciência por Pedro Elias


A Consciência

Vejo a Consciência como a dimensão Interna do Ser, a sua verdadeira identidade, aquilo que somos em Essência.

Um Ser verdadeiramente consciente é aquele que está em plena sintonia com a sua Alma. Assim sendo, essa Consciência é atemporal, não está confinada ao espaço nem ao tempo, não é nova nem antiga, mas aquilo que sempre foi.

Dentro desta perspectiva, a questão coloca-se de uma forma binária, ou seja, se estamos ligados com essa essência ou não. Ela está sempre presente, como sempre esteve, mas as distracções do mundo impedem-nos, muitas vezes, de a percebermos.

Vivemos tempos onde o ruído de fundo é bastante intenso, principalmente dentro dos círculos espirituais, onde raramente se pode sentir esse Aroma da Alma, tais são as distracções. Ficamos fascinados com os cursos, com as palestras, com o conhecimento, com as práticas e as teorias, e perdemos o contacto com esse Silêncio dentro de nós que é a única porta que nos pode levar à verdadeira Consciência, que não é nova, pois sempre esteve ali à nossa espera.

Mais que nunca, estes são tempos de cultivar esse Silêncio e permitir que as fragrâncias do Espírito se possam expressar através de nós, de forma simples, nas tarefas diárias com que a vida se desenrola neste plano dimensional, sem fugir de nada e integrando tudo. Apenas este contacto pode levar à transformação do mundo para um novo ciclo de Paz e Harmonia, sem o qual, estaremos a repetir as velhas formas, mesmo que bem intencionadas, e a perpetuar no tempo o modelo antigo, mesmo que travestido em novas cores e brilhos.

Paz Profunda,
Pedro Elias

terça-feira, 12 de junho de 2012

The Tao = O Caminho


Taoísmo ou daoismo, refere-se a uma tradição filosófica e religiosa que tem influenciado os povos da Ásia há mais de 2.500 anos. A palavra 道, tao, é freqüentemente traduzido como "caminho" ou "o caminho", mas com inúmeráveis nuances na mitologia e filosofia chinesa.
A propriedade e a ética taoista enfatizam as Três Jóias do Tao: compaixão, moderação e humildade, enquanto o pensamento taoista geralmente centra-se na natureza, na relação entre a humanidade e o cosmos (天人 相应), saúde e longevidade e o wu wei (ação através da não-ação). A harmonia com o Universo, ou a sua fonte (o tao), é o resultado pretendido de muitos preceitos e práticas taoístas.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Portal está de parabéns






No 6ª aniversário do Portal de Luz, parabéns a todas as Essências de Alma que o compõem.





   Um portal

É uma meta a alcançar

Uma coordenada dimensional

No labirinto, um fio de Ariadne

Candeia perene, farol que guia

Seara de cultivo e crescimento

Colo que acolhe, porto de abrigo

Mãos abertas, em partilha e doação



A luz de todos, e cada um, é o que compõe esta esfera dimensional que se chama… Portal de Luz



Um sentido bem-haja a todos os que nos acompanham no Caminho



8 de Junho 2012






terça-feira, 5 de junho de 2012

Noite Especial - 6º Aniversário do Portal de Luz




Venha celebrar connosco o 6º aniversário do
Portal de Luz
...recheado de cultura, doçura e ternura...


5ª Dimensão - Musica de Violino





5ª DIMENSÃO, UM MUNDO EM ASCENSÃO, NUTRIDO PELA BOA-VONTADE

As Palavras têm Poder




A linguagem dirige os nossos pensamentos para direcções específicas e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.
1) CUIDADO COM A PALAVRA NÃO. A Frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha... Eu pedi para você NÃO pensar na cor vermelha e você provavelmente pensou.
Procure falar no positivo, diga o que você quer e não o que você não quer, por exemplo, uma pessoa diz a outra, "Não mexa no meu computador", ele deveria dizer algo como ..."No meu computador só quem mexe sou eu", ou "Você esta proibido de mexer em meu computador".
2) CUIDADO COM A PALAVRA MAS, QUE NEGA TUDO QUE VEM ANTES. Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS...".
Substitua o MAS por E, quando indicado.
3) CUIDADO COM A PALAVRA TENTAR, QUE PRESSUPÕE A POSSIBILIDADE DE FALHA. Por exemplo: "Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas". Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou "tentar". Evite TENTAR, FAÇA.
4) CUIDADO COM NÃO POSSO OU NÃO CONSIGO, que dão ideia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.
5) CUIDADO COM AS PALAVRAS DEVO, TENHO QUE OU PRECISO, que pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.
6) Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente. Por exemplo, "Eu tinha dificuldade em fazer isto..."
7) Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou conseguindo".
8) Substitua o SE por QUANDO. Por exemplo: em vez de falar "Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar".
9) Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo: em vez de falar "Eu espero aprender isso", diga "Eu sei que vou aprender isso". ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
10) Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo: Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer à presença de vocês", diga "Eu agradeço a presença de vocês". O verbo no presente fica mais forte e concreto.·
Falar correctamente é muito importante. O que nos diferencia dos animais é o som ordenado que transmite a sabedoria e o conhecimento e a capacidade de comunicação com Deus e seus Anjos. Quando estamos evoluindo neste ser humano que deve se tornar um Deus em Glória e Poder, precisamos ter em mente que aprender a falar correctamente, positivamente, claramente, sem gírias ou palavrões é um caminho para o controle de nossas faculdades, utilizando assim, um pouco daquela capacidade que desprezamos ao utilizarmos um décimo de nosso Poder divino...



Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, coegas de planeta.
"PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS!
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS!
PESSOAS MEDIOCRES FALAM SOBRE OUTRAS PESSOAS!"

Platão

 

Recomeçar

Reiki e Auto-Conhecimento.




O melhor conhecimento é o de nós próprios.

E isto é aplicável em todas as formas de pensamento ou seja em toda

multi-dimensionalidade.

Reiki é expansão e elevação de consciência, abrindo o canal da intuição.

Saber doar energia com a finalidade de curar o outro, todos sabemos! Saber canalizar energia para curar a nós próprios poucos o fazem.

Reiki é isto, é primeiro aprender a mobilizar as energias pessoais, descobrir que o corpo humano é apenas um dos veículos do Todo e de tudo. Para aprender Reiki o primeiro passo é: Hoje decido que quero aprender mais sobre mim do ponto de vista energético.

Quanto á sistematização e ao método, ajuda, pois orienta trazendo ordem às diversas questões bio energéticas que nos assolam durante a estadia nesta coordenada dimensional. Quanto aos símbolos, a geometria é a chave mestra da galáxia, portanto são chaves que te dão acesso ao micro universo. Quando recebida por um humano deve ser o mais possível difundida, para que outros afins reconheçam o seu registo e escolham prosseguir de forma serena e em harmonia.

Reiki é trabalho de bio energias pessoal e deve ser encarado assim, e nunca como algo misterioso como muitos ainda insistem em difundir. É capaz de promover bem-estar e até cura, mas não há outra palavra em vocabulário humano ainda, portanto mais vale chamar-lhe método terapêutico ou filosofia de vida que nos ajuda a olhar para dentro e para fora de nós mesmo em simultâneo, convidando-nos a estar em paz com tudo e todos, a partir do aprendizado sistematizado de todas as formas de expressão, sejam elas físicas, ou não físicas.

Para iniciar a divulgação e ter acesso ao Reiki é importante que se comece num lugar próximo de nós próprios, ou seja dentro de nós.

Sente-se calmamente e em silêncio todas as manhãs e todas as noites com as mãos cruzadas no “Ghasso” . Siga os grandes princípios, e esteja limpo e tranquilo.

Centre-se no seu coração e trabalhe dentro do seu próprio espaço interior.

Os sábios e antigos paradigmas filosóficos estão a emergir. Se o Reiki puder ser espalhado pelo mundo, ele tocará o coração humano e os princípios morais da sociedade. Ajudará a todos, não só a curar doenças, mas também a Terra e o Cosmos como o Todo que é.



Namastê