TOLERÂNCIA
Sem tolerância ninguém pode amar. Tolera os teus semelhantes, para que também eles tolerem os teus erros. Quem é perfeito? Cada um tem a sua maneira de ser, de pensar. Há erros que nos parecem virtudes e vice-versa.
Mas repara, tolerar não é equiparares-te aos outros, nem aceitares o que eles são. Tolerância é uma pequena virtude. Se estudaste cada um dos teus semelhantes, se os compreendeste, deves tolerar-lhes as faltas, sem deixares, num rasgo de amor fraternal, de lhas fazer ver. Analiza com crítica construtiva e aceita os defeitos dos teus irmãos com paciência e compaixão. Ajuda a eliminá-los, se puderes. Procura para isso insinuar-te e com toda a calma e algum jeito, isto é com inteligência, desviá-los do mau caminho. Isto é amor.
Sabes como se desvia um jovem dos vícios? Atraindo-o com alguma coisa que lhe agrade, prendendo-lhe a atenção, evitando a fuga para o mau caminho. O conselho nem sempre adianta. O exemplo é o melhor.
O maior exemplo de tolerância foi-nos dado por esse Grande Mestre, Jesus. Ele perdoou aos que o traíram e à pecadora, mas pediu-lhe que não voltasse a pecar. "Quem não tiver pecado atire-lhe a primeira pedra!" Ninguém teve coragem para o fazer. Todos se acharam culpados. Com efeito assim é.
Amando a liberdade, ensinou a não criticar os actos dos semelhantes. Para demonstrar tolerância contactou com saduceus, judeus, samaritanos, doutores e pescadores. Se todos pensássemos e compreendêssemos melhor os ensinamentos do Mestre seríamos mais tolerantes e compreensivos. Então o Mundo seria um paraíso.
Ouvir os nossos inimigos é ter oportunidade de reconhecer nossos erros e podermos eliminá-los. Eles podem ser meros instrumentos para a nossa perfeição.
Todos somos imperfeitos e por isso necessitamos da tolerância de Deus. E nem sempre sabemos tolerar o próximo. Exercitando a tolerância em nosso lar, profissão ou sociedade, será mais fácil identificar-nos com tamanha virtude.
Tolerando e calando as injúrias do próximo, estamos a auxiliá-lo a reflectir na necessidade de se renovar espiritualmente.
Maria da Conceição Nobre
Sem comentários:
Enviar um comentário